Hoje em dia, teorias da conspiração se tornaram tão populares que muitos podem te dizer que são apenas baboseiras de quem pensa demais. Mas não se engane -- nunca é apenas um monte de boatos jogados na mesa. De fato, muitas delas se provaram verdade.
1. Epidemia de sífilis.
#A Teoria: Entre 1932 e 1972, o serviço de saúde pública estadunidense conduziu um estudo em homens afro-americanos que haviam contraído sífilis. Os responsáveis pelo serviço nunca informaram aos pacientes que eles haviam uma doença sexualmente transmissível, e muito menos ofereceram tratamento, mesmo depois da penicilina se tornar uma via de cura na década de 40.
#O Fato: Infelizmente, é verdade. Ao invés de receber ajuda, os pacientes foram informados de que eles possuíam um "sangue ruim". Até o final dos anos 70, 399 dos homens estudados haviam morrido por causa da doença, assim como 40 da suas esposas. Também foram confirmados 19 casos de crianças que nasceram com a doença naquela área.
Médicos só apareciam nos arredores para coletar sangue e criar uma cura mais rápida para outro público. |
2. Projeto MKUltra
#A Teoria: A CIA estaria conduzindo experimentos de controle mental em cidadãos americanos, de 1950 a 1973.
#O Fato: É tão verdade que, em 1955, o Presidente Clinton pediu desculpa em público pelo comportamento do governo americano quanto ao assunto. Essencialmente, a CIA usou drogas, eletrônicos, hipnose, privação de sentidos, abuso sexual e verbal, e tortura para fazer experimentos comportamentais em pessoas. O programa foi feito em mais de 80 instituições, incluindo universidades, hospitais, prisões e companhias farmacêuticas. Tudo foi à público quando em 1977, um informante revelou uma série de documentos do senado. Pouco se sabe dos resultados do projeto, já que o diretor Richard Helms destruiu os relatórios sobre o assunto em 1973.
Criança usada como cobaia do MKUltra. |
3. Provocação Cubana (Operação Northwood)
#A Teoria: Os grandes chefes da força militar estadunidense desenharam e aprovaram planos para criar atos de terrorismo em solo norte-americano e fazer com que os cidadãos americanos aprovassem uma guerra contra a Cuba.
# O Fato: É verídico. E os documentos estão por aí. Felizmente, o Presidente Kennedy ficou sabendo da execução do plano, e interrompeu tudo. Nos papéis incluíam: inocentes sendo executados na rua, barcos com refugiados deixando Cuba sendo afundados, uma forte onda de terrorismo atingindo Washington e outros locais; pessoas sendo culpadas por bombardeios que não cometeram; e aviões sendo sequestrados. De fato, já haviam evidências falsas e prontas para apontar Fidel Castro como principal mandante de tudo.
O plano mais aterrorizante incluía um avião cubano atacando outro avião americano cheio de estudantes universitários. |
#A Teoria: A CIA teria fabricado uma arma capaz de matar um alvo com ataque cardíaco sem deixar nenhum rastro.
#O Fato: É assustador imaginar no que pode ser feito se uma arma como essas cai nas mãos de uma mente perigosa. Mas não é apenas historinha criada para atingir o governo americano. A arma foi revelada em 1975 num comité organizado por Frank Church, senador estadunidense. Depois de um longo debate, Church mostrou ao público a arma. Ela é abastecida por baterias e atira dardos de gelo misturados com uma rara toxina. Ao ser atirada, a cápsula entra no corpo e derrete sem deixar rastros, exceto por uma minúscula marca vermelha na vítima. Muitos acreditam que a arma ainda é usada nos alvos da CIA hoje em dia.
Há boatos de que a arma também desenvolva câncer nos alvos. |
5. A Conspiração da Pólvora
#A Teoria: Em 1605, Robert Casteby e os católicos ingleses estariam armando um plano para matar o rei da Inglaterra implantando explosivos no subsolo.
#O Fato: Uma pessoa anônima furou o plano ao ser pego e torturado, fazendo com que Guy Fawkes fosse achado guardando 36 barris de pólvora. O plano era assassinar o rei protestante Jaime I e os membros do parlamento durante uma sessão, e assim dar início ao crescimento católico no território. Fawkes foi condenado a forca por traição e sua captura é celebrada até hoje no dia 5 de novembro, na Noite das Fogueiras. E um fato curioso: Guy Fawkes - popularizado pelo filme e quadrinho "V de Vingança" - se tornou o símbolo da contra-cultura e da revolução.
Agora você já conhece a origem da tão conhecida máscara. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário